- Área: 980 m²
- Ano: 2010
-
Fotografias:Sabrina Scheja
Descrição enviada pela equipe de projeto. Trinta e dois jovens socialmente desafiados vivem na casa de formação profissional em Brüttisellen, onde também devem gastar seus tempos de lazer. A gama de atividades para o tempo de lazer aumentou através do desenvolvimento do anexo do saguão esportivo e dois estúdios adjacentes de ginástica. Através da dupla utilização das salas adjacentes existentes, o volume do edifício novo foi acoplado ao edifício principal.
Como um edifício plano com o corpo principal afundado 3 metros no chão, a extensão fecha o jardim do pátio central em uma estrada de acesso. O design contemporâneo é um símbolo do desenvolvimento para a realização dos edifícios entre 2006 e 2011, respectivamente. O conjunto recém-desenvolvido com a administração, os grupos de alojamento, salas de aula e áreas de lazer compreende todas as etapas de construção até agora e é atualizado a um centro incorporado em um recém-adquirido espaço livre.
A distribuição periférica das esquadrias mostra ao visitante curioso, quando deseja-se (e permite-se) conhecer quais funções é subjacente à edificação. A fachada torna-se transparente e uma visão do pátio é desejada. Com a agitação da noite, a luz artificial apoia o sentido do recém articulado ponto central da residência.
O edifício é perfurado através das periféricas bandas de esquadrias, com apenas alguns pilares de concreto precisamente montados que suportam as cargas e a amarração do telhado. O sistema estático, sem uma malha fixa e com diferentes gradientes de pilares de concreto, faz parte do conceito arquitetônico. O revestimento do edifício, incluindo a cobertura é reduzido a apenas concreto e vidro. O concreto aparente é fachada, estrutura, resistência sísmica, impermeabilização e robustez em um único. O interior, com sua barreira de umidade, isolamento térmico e acústico e uma superfície robusta em madeira é o núcleo energeticamente eficiente de reação rápida.Sendo assim, o edifício adequa-se totalmente ao conceito testado - casca externa dura, núcleo macio. Os painéis internos de madeira são de grandes placas de compensados de madeira Jerusalem Francesa ou Pinheiro de Alepo. Para alcançar uma acústica ideal, 85% das chapas foram perfuradas. As superfícies não perfuradas de cerca de 40m2 foram distribuídas através da sala, de modo que um pequeno espaço entre as chapas perfuradas e as não perfuradas foi gerada.